domingo, 16 de setembro de 2007

As melhores redações

Olá pessoal.
Resolvi, a partir desta semana, postar uma redação acima da média, quinzenalmente. A redação a seguir, da Juliana de Camargo Miranda, que estuda no Colégio Sagrado Coração de Jesus, em Campinas, foi feita em resposta ao tema do Enem 2001 (caso queiram ver o tema, o link para o download está ao lado). Nesse ano o tema foi "Como Conciliar os interesses em conflito?".
A dissertação foi feita em apenas 40 minutos, tempo útil da aula, e respeitou os limites do Enem, até aquele ano de apenas 25 linhas. Se ela tivesse mais tempo e espaço na folha, provavelmente o texto ficasse ainda melhor. O texto tem alguns pequenos escorregões gramaticais e de tipo de texto, mas isso não tira o seu mérito. Considero um dos mais belos trabalhos que já corrigi, talvez o mais; um texto que emociona. Espero que gostem da leitura.

Nome: Juliana de Camargo Miranda
Escola: Colégio Sagrado Coração de Jesus, Campinas - SP.
Tema: Enem 2001 (Como Conciliar os Interesses em Conflito?)

Alguns dizem que nosso destino está escrito nas estrelas. Mas, sinto muito, não as vejo por causa da poluição. Talvez esse seja nosso destino, talvez estejamos deixando nosso futuro mais negro com essa poluição sombria. Hipóteses à parte, sim, estamos acabando com nosso planetinha azul (opa! Azul não. Ele já está cinza), e bem rápido, mais rápido que imaginamos.
Junte todas as notícias, manchetes, reportagens que você já viu sobre o desmatamento e a poluição. Multiplique-as por dez, cem, mil! Este é o verdadeiro número de destruição da nossa casa. É, literalmente, um problema de nível planetário.
Mas como conciliar o progresso e a ecologia? Radicais diriam que todo o mundo deveria voltar às cavernas. A maioria da população diria “E daí? Não vou estar mais aqui quando acontecer”, sendo que já está acontecendo. Cidadãos que realmente se importam pensariam antes de responder.
Por respeito ao mundo, fábricas que utilizam madeira como matéria-prima plantam suas próprias árvores, fazendo jus ao ditado popular “Colhe-se o que se planta”. Não podemos esquecer que plantando pequenos gestos aparentemente simples, como apagar as luzes, fechar a torneira, não deixar o chuveiro ligado por muito tempo, colheremos bons frutos para o nosso planeta.
Devemos nos espelhar nos céus enquanto ainda conseguimos ver parte de sua imensidão. Por que talvez Vênus, um planeta tomado por gases tóxicos, já tenha sido como a Terra e tenha sucumbido pelos mesmos motivos que os nossos. Evitar chegar a esse ponto é o que devemos fazer. Boa sorte para nós!

Um comentário:

dNap disse...

Eu tive o prazer de ler esse texto logo depois que foi corrigido.

Explêndido!